quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Bone





Muitas são as referências que acodem à mente durante a leitura de Bone, de Jeff Smith. Em primeiro lugar, a história deve muito a O senhor dos anéis a respeito da sua ambientação fantástica, mistura de espada e bruxaria e de seres e raças que ligam com uma espécie de passado pre-histórico. Além disso, faz-nos lembrar também as histórias de Conan o bárbaro, embora seja de maneira indirecta através da saga de Cerebus (nas que também são narradas as aventuras dum animal inteligente num mundo de humanos). Não menos importante é a influência das maravilhosas histórias de Pogo realizadas por Walt Kelly, sobre tudo no referente ao tono de comunidade idílica, bom humor e tenrura que rodeia às personagens, assim como na aparência geral dos "bones" (que também têm um certo parecido com Casper). Se não são boas recomendações, juro que não sei quais é que o são!

Astiberri publica-o em espanhol. Levam já três tomos (do que há-de ser uma série de nove) e anunciam o quarto volume para Setembro, para dar tempo a que a edição americana recupere vantagem. Em esta ligação, podéis descarregar o primeiro capítulo da serie, cortesia dos rapazes de Astiberri.


Em português (do Brasil, mas ,disponível no site da Fnac Portugal) está publicada por Via Lettera, mas esta versão segue o formato da edição original americana.

Etiquetas: ,

adopta tu também uma mascote virtual!