terça-feira, novembro 29, 2005

Bases de dados de cine em internet

Existe uma quantidade imensa de sites dedicadas ao cinema na rede. Algumas tratam temas específicos; outras actuam como revistas, com críticas, novidades, imagens e promoções e com apresentação e conteúdos que vão do profissional especializado até o amadorismo más ingénuo. É difícil fazer recomendações, e por tanto, só falaremos dum tipo muito concreto de sites de cinema: as que se oferecem como bases de dados completas.

A primeira delas tem de ser, por força, a
Internet Movie Database, ou Imdb. Possivelmente, a base de dados de cinema mais grande que existe em internet. Facilita dados completos sobre quase qualquer filme por muito antigo ou esquisito que pudera parecer. Além disso, favorece a participação dos utentes registados mediante a publicação de críticas, discussões e votações dos filmes. Qualquer utente pode aceder as votações das fitas que viu, e deste jeito, o site pode usar-se como base de dados pessoal com grande proveito. Outro atractivo de Imdb consiste em poder averiguar se o filme que nos interessa está disponível à venda em Estados Unidos o Reino Unido, Canadá ou Alemanha (em VHS ou DVD e com a possibilidade de aceder a sites de venda directa).

Menos impressionante, embora seja igualmente útil, é a All Movie Guide, com sites irmãs dedicadas a música e aos videojogos. Para nós, os colaboradores deste site adoecem duma mentalidade excessivamente ianque, o que supõe que uma boa quantidade de prejuízos pesam, para bem e para mal, sobre os comentários de qualquer película não hollywoodiense (veja-se, por exemplo, a crítica que fazem de Arrebato, do Iván Zulueta). Se calhar, isto pode ser devido a que os promotores não foram capazes de encontrar críticos á altura dos que colaboram na All Music Guide. Seja como for, o melhor deste site é sem dúvida a rapidez com a que resolvem o dilema de se vale a pena ou não dedicar o nosso tempo a ver determinadas películas, mediante o sistema de pontuações oferecido ao visitante (o AMG rate). Também inclui indicação de disponibilidade das películas em formato DVD com enlace a sites de venda directa.

Por último, Film Affinity é a menos completa das três bases de dados. As filmografias que oferece este site estão em geral muito incompletas e só a destacaríamos pelo facto de oferecer os títulos das estreias em espanhol, de não ser por uma curiosa prestação: ao votar as películas como utente registado, um programa informático calcula o grau de compatibilidade com outros utentes e permite aceder às votações daqueles com os que existe maior grau de afinidade para comprovar as suas preferências cinéfilas e orientarmo-nos em futuros visionados. Também inclui enlaces de venda que facilitam o saber se o filme que nos interessa está publicado em Espanha.

Etiquetas:

adopta tu também uma mascote virtual!