quarta-feira, janeiro 25, 2006

Estamos a ler... (1)

Levávamos anos na busca dum livro assim, que tratasse a relação entre a música e a política preta nos Estados Unidos, e A Change Is Gonna Come - Music, Race & The Soul Of America descreve o tema de jeito singelo e apaixonado. Sam Cooke, Mahalia Jackson, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Curtis Mayfield, James Brown, Sly & The Family Stone, Funkadelic, ou os rappers mais recentes desfilam pelas páginas do livro ao lado de personagens como Martin Luther King, Malcom X, os Panteras Pretas, Muhammad Ali, fazendo um retrato global da sociedade norteamericana.

A influência do Gospel, do Blues e do Jazz na comunidade preta, nos seus sonhos de liberdade e na variedade de respostas que dava -e segue a dar- à dura realidade do país é o eixo estrutural do estudo. As referências musicais, sociais e históricas são vastas e bem documentadas, e estão manejadas desde o amor pela música e o desejo duma sociedade melhor mas com uma certa distância para evitar o paternalismo (o autor, Craig Werner é branco). Do mesmo jeito não se rejeita falar dos artistas brancos sem cair em falsas presunções sobre a sua qualidade ao confrontá-los com os pretos.

A Change Is Gonna Come é a história de mais de quatro décadas da influente música preta, desde as esperançadas e airadas palavras de orde do Freedom Movement, ao pop elegante da Motown; desde o inferno disco à Million Man March; desde o "verão do amor" de Woodstock à guerra do Vietname e as revoltas raciais que inspiraram Marvin Gaye para escrever What's Going On.
Craig Werner é professor de Estudos Afro-americanos na Universidade de Winsconsin, e autor de vários livros, que incluem Playing the Changes: From Afro-Modernism to the Jazz Impulse e Up Around the Bend: An Oral History of Creedence Clearwater Revival. O seu livro mais recente é Higher Ground: Stevie Wonder, Aretha Franklin, Curtis Mayfield & the Rise & Fall of American Soul.


Um complemento perfecto aos livros de Peter Guralnick: Feel Like Goin' Home e Sweet Soul Music.

Música para hoje (5):
Bring It On Home To me - Sam Cooke;
Move On Up - Curtis Mayfield;
One Nation Under a Groove - Funkadelic;
Let's Get It On - Marvin Gaye;
Angel - Aretha Franklin;
Pouring Water On A Drowning Man - James Carr;
The Tracks Of My Tears - Smokey Robinson & The Miracles;
Papa Was A Rolling Stone - The Temptations;
People Get Ready - The Impressions;
Everyday People - Sly & The Family Stone;
Hold On, I'm Coming - Sam & Dave;
Satisfaction - Otis Redding;
I'm Gonna Tear Your Playhouse Down - Ann Peebles;

Dancing In The Street - Martha Reeves & The Vandellas.

Etiquetas:

|

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

adopta tu também uma mascote virtual!